Lendo no caminho

Published on junho 3rd, 2018 | by Ana

0

A caminho do nosso trabalho: protagonistas que são jornalistas

Na estreia da seção e a caminho do nosso trabalho, listamos protagonistas de livros que trabalham em redações. Afinal, somos jornalistas e é claro que precisávamos puxar a pauta para o nosso lado.

E sabe o que percebemos durante a produção? A carreira – e o caos do mercado – já inspirou muitos autores (alguns que também já trabalharam em jornais e revistas). Então, se você lembrar de outros exemplos, conta pra gente.

  1. Becky Bloom (Série Os delírios de consumo, de Sophie Kinsella): a londrina é nossa colega mais próxima, trabalhando na área de Economia (especializada em mercado financeiro). Mas não é um exemplo a ser seguido quando o assunto é dinheiro, já que é uma compradora compulsiva.
  2. Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder (Anexos, de Rainbow Rowell): elas são descritas como uma crítica de filmes e uma revisora de grandes matérias, respectivamente, por Lincoln O’Neill, um outro funcionário da empresa de comunicação – pago para monitorar e-mails no trabalho.
  3. Mell Fuller (O garoto da casa ao lado, de Meg Cabot): a garota escreve para a coluna de fofocas de um jornal de segunda categoria e está prestes a ser demitida por atrasos. Mas conhecemos muitos outros jornalistas nessa história que é todo contadoa através de e-mails trocados entre os personagens.
  4. Roxanne, Maggie e Candice (Drinque para três, de Sophie Kinsella): acompanhamos as histórias de três amigas – uma freelancer que viaja pelo mundo para escrever matérias, uma editora respeitada, e uma novata porém talentosa jornalista – que escondem segredos umas das outras.
  5. Rafaela Vilas Boas (Azul da cor do mar, de Marina Carvalho): a jovem se torna estagiária do maior jornal de Minas Gerais logo no início do romance. Apesar de ainda ser estudante, se destaca no trabalho e grande parte da história se passa na redação.
  6. Ellie Haworth (Última carta de amor, de Jojo Moyes): em uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha, Ellie encontra uma carta de amor que a toca profundamente. Graças a profissão e a essa descoberta, a jornalista começa a reavaliar seu próprio relacionamento com um homem casado e fica obcecada em saber mais sobre o casal da correspondência.
  7. Andrea Sachs (O diabo veste Prada, de Lauren Weisberger): recém-formada, Andy consegue um emprego como assistente-pessoal de Miranda Priestly (Meryl Streep), diretora de redação da revista de moda Runway. Apesar de parecer ocupar uma vaga dos sonhos, ela sofre com os abusos da chefe e os problemas do mundo da beleza.
  8. Luna (No mundo da luna, de Carina Rissi): a jovem, também recém-formada, trabalha como recepcionista de uma revista até que uma vaga na seção de horóscopos do veículo fica disponível. Mesmo sem entender nada do universo, ela aceita o desafio, com a esperança de ser notada (e crescer) no trabalho.
  9. Bônus – Nadine Furst (Série Mortal, de J.D. Robb): a repórter é uma personagem recorrente que chama atenção por seu profissionalismo, ética e carisma. Com seus bons instintos, se torna uma das melhores amigas da detetive Eve Dallas.
  10. Bônus – Rita Skeeter (Série Harry Potter, de J.K. Rowling): odiada pela maioria dos fãs da saga, a repórter do Profeta Diário não aparece se não for para causar. A sua pena é especialista em fazer sensacionalismo sobre tudo.

Tags: , , , , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais!

  • Facebook
  • Instagram
  • SOCIALICON