Livro em sete dias

Published on junho 12th, 2018 | by Ana

0

‘Cabeças de ferro’, de Carol Sabar

Já adianto que Carol Sabar escreveu “Cabeças de ferro” (eu li a 1º edição, da Jangada) para ser meu romance jovem nacional favorito. Bom, foi isso que aconteceu. 

Sinopse: Malu foi aprovada no vestibular e prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia. Afinal Artur, seu arqui-inimigo de infância, será seu veterano. No dia, ele despeja uma gosma na cabeça de outra caloura, que sofre um choque anafilático e todos fogem. Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser se unir para desvendar este mistério. Por que a gosma da garrafa despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que as outras garrafas desapareceram? Alguém estaria tentando ocultar provas? Será que os estudantes estão na mira de um assassino?

Julgamos o livro pelo título e pela capa: Para uma amante de giz (é sério), a capa é bem bonita. O título foge um pouco do convencional e é curioso. Gosto!

Sobre o autor: Carol Sabar é boa de enredo, escrita e criativa que só. Inventa uma porção de coisas (cidade, universidade, drogas) para fazer sua história acontecer, e melhora tudo inserindo as criações em um universo muito verossímil.

Protagonista: Nem toda mocinha é protagonista. Malu é. Uma atípica, mas que conduz o livro muito bem. Como ela mesma se diz, é uma CDF (“C” de cabeça, rs) bonita e sociável. E usa tudo isso a seu favor, nem sempre (quase nunca) de forma ética. Ah, estabilidade emocional também não é seu forte.

Coadjuvantes: Os meninos se destacam entre os coadjuvantes da história, mas muitas vezes achei completos embustes. Não tira o mérito (pelo contrário) da Carol, que me confundiu várias vezes.

Trama: Esta é uma história principalmente de suspense (que começa com um crime bem construído) e aventura (com uma saga cheia de reviravoltas), em que o romance flui naturalmente (e envolve). Para mim, a balança foi perfeita e garantiu um livro movimentado do início ao fim.

Ponto forte: As quebras de expectativas são o melhor deste livro, mas isto abrange quase tudo: o emocional da protagonista, a imperfeição dos coadjuvantes, o desenvolvimento da trama. Mas destaco que é muito difícil adivinhar os finais da história: no suspense ou no amor. E isso é bem legal.

Um livro para: conhecer pessoas diferentes.

Tags: , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais!

  • Facebook
  • Instagram
  • SOCIALICON