Outros papos

Published on julho 18th, 2018 | by Ana

0

Mulheres falam sobre amizade literária: como nasce, do que se alimenta e polêmicas

Mariana Costa da Silva, de 32 anos, é operadora de supermercado em Ribeirão Preto (SP). Carla Barreto, de 26 anos, é balconista em Belo Horizonte (MG). Elda Pimentel, de 36 anos, é advogada em Piripiri (Piauí). Naiala Torquato, de 31 anos, é estudante de Engenharia. As rotinas das quatro mulheres são bem diferentes, a não ser pelo tempo reservado à leitura. Desde 2015, as páginas de romance uniram as quatro. E até quando as opiniões divergem, vêem motivos para comemorar.

– Cada uma é casada com um personagem da Carina Rissi: o meu é o Max, o da Carla é o Marcos, o da Mari é o Dante e o da Elda é o Ian. No fim das contas, é bom pois ninguém briga – conta Naiala.

Na semana do “Dia do amigo”, que é comemorado em 20 de julho, conversamos com este grupinho maravilhoso para descobrir do que se alimentam amizades literárias. 

Como vocês se conheceram?

Mariana: Foi em um grupo de Whatsapp que reunia leitores de vários lugares do país. Tínhamos amigos virtuais em comum, mas ainda não nos conhecíamos. As leituras em grupo e brincadeiras literárias fizeram com que nossas afinidades fossem descobertas e a amizade fosse construída. Acredito que, assim como nos livros, amizades conquistadas no âmbito da leitura são construídas com dedicação e lealdade. No nosso caso não é diferente. É um amor sem cobranças que só cresce com o passar do tempo. Já estive na casa da Carla e da Nai e fui tratada como irmã delas pelas suas famílias.

O que fazem amigas leitoras?

Elda: Lemos juntas, ou melhor, vamos além: comentamos os livros que lemos juntas ou separadas, trocamos dicas, incentivamos leituras. Através da leitura, eu encontrei uma amiga que hoje se tornou importante em minha vida, pois passamos a ser confidentes mesmo com a distância que nos separa.

O que vocês quatro têm em comum no universo literário?

Naiala: Cada uma lê vários estilos, mas quando o assunto é romance lemos juntas. É o que mais gostamos de comentar, principalmente os romances nacionais. As escritoras Carina Rissi, A. C. Meyer, Chris Melo e Marina Carvalho são unanimidade.

E o que é polêmico entre vocês?

Carla: Com certeza discordamos sobre qual é o melhor dos homens da Carina (Rissi) e sobre livros de época. A Elda ama livros de época e históricos, já eu e a Nai não gostamos mesmo, e a Mariana está começando a ler o gênero, empolgada.


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais!

  • Facebook
  • Instagram
  • SOCIALICON