Livro em sete dias

Published on julho 19th, 2018 | by Marcela

0

‘Literalmente amigas’, de Laura Conrado e Marina Carvalho

Nosso TBT desta semana é em homenagem ao Dia do Amigo e sobre um livro que amamos muito! Entrevistamos as autoras de “Literalmente amigas”, Laura Conrado e Marina Carvalho, para o lançamento do site e recebemos o exemplar da editora Bertrand Brasil.

Confira a entrevista com as autoras.

A sinopse é a seguinte: Quando Gabi e Lívia, duas apaixonadas por livros, se conheceram em uma comunidade sobre literatura em uma extinta rede social, não imaginavam que se tornariam melhores amigas e que criaram um blog de resenhas literárias, o Literalmente Amigas. Desde então, elas são inseparáveis, apesar das personalidades muito diferentes! Gabi é um pouco avoada, desorganizada financeiramente, de riso fácil e vive uma história de conto de fadas com o namorado de longa data. Já Lívia é assertiva, firme e possui planos bem delineados para seu futuro, embora ainda não tenha encontrado o emprego dos sonhos nem um romance arrebatador como o de seus livros favoritos. Juntas, elas enfrentam as dificuldades da juventude, seja na profissão, seja no amor, até tudo começar a mudar quando ambas são selecionadas para a mesma vaga — para a qual as duas se inscrevem, sem contar uma para outra — na principal editora do país. Será que a paixão pelos livros, que antes unia as amigas, agora se tornará o motivo do término da amizade?”

Confira nossas opiniões:

Julgamos o livro pelo título e pela capa

Ana: Super aprovados (mas quem sou eu?!).

Marcela: Amei o título, assim como a capa linda e super caprichada.

Autor

Ana: Eu reparo muito em repetições durante o livro (de palavras, situações, citações) e comemoro quando isso não acontece. Literalmente Amigas então foi uma festa do início ao fim. Culpa dessas escritoras criativas e nada acomodadas. Eu já conhecia a Marina e fui apresentada à Laura por esta história. Levo para a vida.

Marcela: Estou viciada nas histórias contadas por Marina Carvalho, então já estava com as expectativas altas. Foi ainda melhor porque a narrativa foi feita a quatro mãos, com a Laura Conrado.

Protagonista

Ana: Gabi e Lívia são pessoas essencialmente boas e divertidas demais para acompanhar. A amizade delas é cheia de sintonia, e shippei demais as duas então. Mas preciso dizer que sou team Lívia, criação da Marina Carvalho: ela sabe o que quer. Na disputa pela vaga de emprego na editora, torço por ela. E se eu tivesse que escolher, também daria a ela o meu título de amiga-da-protagonista.

Marcela: Eu nem sei dizer quem amo mais: Gabi ou Lívia. Gabi é do meu clube: vive num mundinho da imaginação, fica divagando sempre que tem uma oportunidade, está sempre com o dinheiro contado, é contra qualquer tipo de preconceito e tem um namorado que a apóia em tudo (beijo, amor). Peeeena que não tenho dons artísticos como ela…rs A Lívia é outra maravilhosa: focada no trabalho, simpática com todos que a cercam, independente e muito incrível.  

Coadjuvantes

Ana: Os destaques são o Léo, namorado da Gabi, e Santiago, um vizinho temporário da Lívia. Os dois são super encantadores também. Mas, nesta categoria, eu mudo de lado da história para agradecer mil vezes à Laura Conrado por ter criado o Léo, que elevou meus parâmetros de crush literário. Ele faz totalmente o meu tipo (boy de humanas, fofo, apoiador da causa feminista) e está sempre lá pela Gabi.

Marcela: Eu quero começar dizendo que o Léo é o bombonzinho mais fofo e que também acho legal quando os livros trazem uma protagonista com “a sorte de um amor tranquilo”, ou seja, estabilizado. Já o Santiago me abalou profundamente: que homem é esse?! Totalmente encantador, lindo, sexy e companheiro. Amei o Fred, a Angélica da padaria, a Sofia e todos os personagens secundários que foram aparecendo ao longo da história.

Trama

Ana: Eu amei a justificativa da história, que passa longe da batida disputa por um amor. Aqui tratamos de algo de uma oportunidade de emprego (mulheres modernas pagam contas), mas muito além disso. As meninas se perdem por um sonho: trabalhar em uma editora (mulheres modernas buscam autorrealização). No decorrer do livro, notamos, porém, que elas deixaram com que algumas peças soltas em suas vidas as fizessem chegar nesta situação. E aí partimos para uma jornada importante e emponderadora (mulheres modernas buscam autoconhecimento). Tudo isto com mais uma porção de dicas culturais: de livros, filmes e músicas. É bacana ler e reconhecer a maioria das citações (e até perceber que as duas personagens fizeram uma publicação no blog que você planejava fazer no seu, rs) e anotar o restante delas. Há ainda espaço para romances: em construção e o estabelecido, entre Gabi e Léo. Como a Marcela falou, é diferente e muito bacana que uma história possa começar a ser contada com uma história de amor firme. O caos nem sempre é necessário (e mulheres modernas não se acomodam mais com estas fantasias).

Marcela: Como eu e Ana falamos na nossa entrevista com as autoras, essa sinopse já pegou a gente de jeito. Impossível não se identificar (e muito!) com amigas que trocam livros e criam um site justamente sobre a paixão pela leitura. Agora que todos lembraram que sou super suspeita, já posso falar: amei o livro, que furou totalmente a fila e foi lido antes de um monte de outros exemplares acumulados na minha estante. A narrativa flui muito bem, os personagens são bem convincentes e o texto é delicioso, repleto de referências literárias que fizeram meus olhinhos brilharem e me deram aquele quentinho no coração. Achei muito legal as questões profissionais das mocinhas, afinal, quem não está cheio de dúvidas aos 20 e poucos anos? O melhor de tudo é ser uma história sobre a amizade.

Ponto forte

Ana: não reduzir os debates das mulheres e tratar sobre amizade

Marcela: ser super girl power

Um livro para

Ana: lembrar de valorizar as minas e as migas

Marcela: ler ouvindo Flávia Ellen, cantora mineira que conheci porque uma das personagens adorava uma música. Fui procurar e adorei também!!!

Tags: , , , ,


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais!

  • Facebook
  • Instagram
  • SOCIALICON