Outros papos

Published on julho 23rd, 2018 | by Marcela

0

Não sabe como arrumar sua estante de livros? Personal organizer dá dicas

Organizar uma estante pode ser uma missão difícil para quem não abre mão de livros impressos e acumula muitas edições em casa. Nas redes sociais, como Instagram e Pinterest, não faltam imagens lindas que podem servir como referência, mas sempre fica aquela dúvida: como escolher uma arrumação que fique agradável esteticamente e prática para achar os exemplares? A personal organizer Kivia Nunes, da KiOrganiza, explica que não há uma fórmula exata que funcione para todo mundo.

“A melhor maneira será aquela que for mais fácil para quem os possui, pois a intenção é encontrá-los com rapidez e eficiência. Pode ser por tema ou gênero, por autor, por título, o importante é encontrar de uma só olhada. Esse é o segredo da organização otimizada de livros. O que pode ser perfeito para uma pessoa, pode não funcionar para outra pessoa”.

Para deixar a estante ainda mais bonita, a sugestão é acrescentar também objetos especiais que deem um toque de decoração e personalidade à coleção de obras impressas.

“Um belo souvenir de viagem pode compor muito bem uma estante com livros do mesmo tema. Fora que trará a alegria da recordação ao ambiente. Devemos ter em nossa casa apenas o que gostamos e, se tratando de livros, devemos tratá-los com muito zelo, pois são muitas vezes fonte de informações valiosas. E não adianta ter um monte de livros parados que nada significam, apenas para decorar e pegar poeira. Vamos lê-los ou então a doação é o caminho. Fica a dica!”

Além da decoração, é importante escolher muito bem o local onde os livros ficarão guardados, seja em estantes, nichos ou armários. O móvel deverá ser bem ventilado e, preferencialmente, posicionado bem distante das paredes úmidas.

“Certamente o mofo e os insetos (traças e cupins) são os maiores inimigos dos livros.  Evite também um local que incida sol direto, pois isso pode descolorir suas capas, ressecando e queimando sua lombada e suas páginas”, destaca Kivia. 

Veja os prós e contras dos métodos recomendados pela especialista em organização:

Organização por assunto: Divida sua coleção com base no que você considera tópicos distintos. Exemplo: romances, filosofia, ciência, biografias, destinos de viagens, etc. Os livros de culinária até podem fazer parte da decoração na cozinha, e os de romance, da decoração do quarto. Importante que se esteja bem ambientado do tema de cada livro, sob pena até de se perder na hora de buscá-los. Existe a possibilidade também de separá-los em ficção e não ficção, o que pode tornar a logística mais fácil.

Organização por tamanho: Fica bonito de se ver e, se o usuário lembrar dos livros pela sua forma, os encontrará rapidamente. É bom também usar aquele principio básico que garante a estabilidade da estante: maiores e mais pesados embaixo, menores e mais leves em cima. Uma desvantagem é que todos estarão misturados em seus temas.

Organização por cor: Pode resultar em uma linda decoração para o ambiente. Para algumas pessoas, os detalhes coloridos nas lombadas dos livros facilitam a busca, e até traz o que já se leu à mente. Ficam elegantes reunidos com outras peças, até mesmo na horizontal, com pequenos vasos de flores ou esculturas. Assim como na organização por tamanho, seus temas acabarão misturados.

Organização por divisão alfabética (por nome de autor ou título): Não funciona tanto se o leitor for do tipo que se lembra mais do conteúdo, mas mal se remete ao titulo do livro e/ou nome do autor… Só é um método que funciona se o leitor for realmente bom em lembrar disso. Reunir obras do mesmo autor ajuda a encontrar volumes de uma série facilmente. Para deixar tudo mais organizado, é bom usar etiquetas ou até mesmo uma listagem contendo a posição da prateleira, título e autor. Isso resultará em uma busca rápida e eficiente, como em uma biblioteca particular!

Tags:


About the Author



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑

Gostou do nosso conteúdo? Nos acompanhe nas redes sociais!

  • Facebook
  • Instagram
  • SOCIALICON